Hotel Dona Maria
Este edifício, situado na frente rio da Figueira da Foz, data de meados do séc. XIX, e foi convertido numa unidade hoteleira de 4 estrelas. Tratou-se de uma obra de renovação que virá a contribuir para requalificar a oferta turística na Figueira da Foz, afirmando-se, pela excelência da sua localização e pela singularidade do edifício em que se insere, como uma unidade diferenciada, vocacionada também para estadias fora de época balnear, apoiando a área da cidade em que se concentram mais os serviços com uma oferta de qualidade, beneficiando simultaneamente da proximidade da marina e das praias a norte e a sul da foz do rio Mondego.
Assim, esta unidade hoteleira foi dotada de espaços que valorizem a oferta respetiva, sem prejudicar a imagem urbana e o conjunto em que se insere o edifício, mas acrescentando fatores ou valores necessários à sua viabilidade.
No piso térreo foi reposto o desenho original das fachadas do edifício, após este ter sofrido alterações devido ao anterior uso para estabelecimentos comerciais e espaços de serviços que outrora ocuparam este edifício.
Na frente para a 5 de Outubro podemos também encontrar uma esplanada que complementa e serve as áreas de apoio aos turistas – receção, sala de estar, bar (com sala de pequenos almoços).
O desenho do edifício foi essencialmente mantido, beneficiando-se a construção existente com a alteração a nível do piso térreo atrás mencionado e, considerando dois novos terraços pergolados na zona da cobertura, tirando assim partido das vistas magníficas para o lado da marina e da foz do Mondego.