Monte da Quinta

Este projeto consistiu na renovação da casa de habitação, respetivos anexos e um conjunto de edifícios destinados à atividade de produção de azeite.

As construções existentes encontravam-se degradadas, sendo que que neste projeto se considerou a recuperação da casa principal e o restauro do antigo curral. Na recuperação da casa principal foram alterados pontualmente alguns aspetos da arquitetura existente, introduzindo assim os atributos de conforto e salubridade mais adequados à habitação dos nossos dias, preservando, no entanto, as características preexistentes. Os anexos, destinados igualmente a habitação foram construídos “de raiz” sobre vestígios de antigas construções. Nestes termos, as casas de habitação foram dotadas de instalações sanitárias diversas, duas cozinhas (1 por casa), salas, quartos, etc.

A tipologia existente é característica da arquitetura vernacular da região, com um ou outro apontamento mais característico do Alentejo do Sul, na casa principal.

As paredes de alvenaria rústica, de xisto, foram mantidas aparentes em quase toda a extensão dos paramentos da casa preexistente, por forma a realçar a sua singularidade construtiva, tendo sido devidamente restauradas.

CATEGORIA
DATA
2007/ 2009
LOCAL
Terena, Alentejo - Portugal
CRÉDITOS
Nuno Pinheiro de Melo
PARTILHAR
JOSÉ BAGANHA & ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA.