Empreendimento Habitacional D.Amélia

Esta obra de renovação e reabilitação pretende converter o edifício Antigo Dispensário de Alcântara num novo condomínio habitacional, designado “D. Amélia”.
Situado no bairro da Estrela, o Antigo Dispensário de Alcântara foi inaugurado em 1893 e faz parte de uma importante série de obras sociais criadas pela Rainha D. Amélia, cujo empenho na implementação da ciência e medicina ao serviço da população esteve na origem de um novo e avançado conceito de assistência social em Portugal.

Esta renovação pretende converter este novo condomínio habitacional num conjunto de sete apartamentos distintos e uma “Villa” independente, tendo como principal objetivo manter a estrutura e traça existente do edifício, preservando integralmente a sua configuração e as suas fachadas. O projeto teve como base o permanente diálogo entre os valores a preservar e a futura utilização dos espaços, conciliando os detalhes históricos existentes com as exigências próprias da habitação.
Mantendo todo o seu valor patrimonial, bem como a linguagem e estilo originais, este novo condomínio habitacional foi concebido de modo a dotar os apartamentos de condições adequadas de habitabilidade e plenas de conforto.
O empreendimento é composto por 2 apartamentos T2 Duplex, 1 apartamento T0, 4 apartamentos T3 Duplex e uma “Villa” com entrada independente. O acesso aos apartamentos é feito através de um pátio central e, inclui ainda um piso em cave, contendo zonas de portaria, arrumos e lugares de estacionamento automóvel.

CATEGORIA
DATA
2019 -
LOCAL
Lisboa, Portugal
CRÉDITOS
Créditos Fotografias: Barnes Realty; Renders: Autoria de Francisco Torres Studio
PARTILHAR
JOSÉ BAGANHA & ARQUITECTOS ASSOCIADOS, LDA.